Secretaria de Educação adequará Proposta da Escola de Tempo Integral de Itabuna
Começou este mês o processo de análise e discussão das recomendações sobre a Proposta Político-Pedagógica da Escola de Tempo Integral no Município de Itabuna. O processo visa adequações e a construção do Projeto Político-Pedagógico, bem como a legitimidade da proposta itabunense junto ao CME, Conselho Municipal de Educação, e ao Ministério da Educação.
Implantada como Escola Piloto na Rede Municipal de Ensino desde 2010, o Imeam, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron, atende em tempo integral 500 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Onde são realizadas diveras oficinas em sua jornada ampliada.
De acordo com o Parecer Opinativo, aprovado pelo Conselho Pleno do CME, em dezembro de 2013, a continuidade da Posposta da Escola de Tempo Integral no Município de Itabuna é viável. Desde que, num prazo de um ano, sejam atendidas todas as recomendações, ajustes e adequações sinalizadas pelo colegiado.
Por outro lado, a Secretaria da Educação espera legalizar a Escola em Tempo Integral para implantá-la em outras unidades da rede. Segundo explicou a diretora do Imeam, professora Joana da Silva Lima, a escola está providenciando toda a documentação necessária para a legitimidade do processo de autorização, bem como a construção do Projeto Político Pedagógico. Ela chama atenção para o documento do Conselho que reforça a concepção da Escola em Tempo Integral como um importante instrumento social para o município.
A diretora adianta ainda, que o corpo docente e técnico-administrativo do Imeam está empenhado em adequar e ajustar a Proposta da Escola em Tempo Integral. O Conselho, entretanto, lembra que a escola em tempo integral, além de estender a permanência do aluno, exige um aumento do quantitativo e melhoria da qualidade do atendimento ofertado.